Primax diversifica e foca mercado internacional
A diversificação e inovações sempre se apresentam como soluções em tempos de crise. É assim que pensa e age a Primax Transportes Pesados e Remoções Técnicas, empresa que busca estruturar sua estratégia de negócios este ano na ampliação de sua participação no mercado internacional.
Com 46 anos de mercado e especializada no transporte de cargas gigantescas, como máquinas, instalações e plantas industriais, a Primax redirecionou seu foco, concentrado (em torno de 60%) em cima dos fornecedores das montadoras de automóveis, mudando o perfil de sua carteira de clientes.
Desde novembro - quando a crise se instalou com força no Brasil -, a empresa buscou seu espaço do setor de energia (aproveitando a construção de usinas termelétricas, hidrelétricas e eólicas) empurrado pelos investimentos do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento), financiado com recursos do governo federal, além da participação do segmento de bebidas, indústria farmacêutica e embalagens.
"Conseguimos fazer uma compensação. O setor automotivo caiu para 40% e os demais passaram a representar 60%. Prova disso, é que o quadro de funcionários da Primax não se alterou e continuamos contratando", disse o empresário Antônio Luiz Leite, um dos sócios da Primax.
O apetite da empresa pode ser medido com o tamanho de seu estande na 15ª Intermodal South America 2009, maior vitrine da logística internacional do País, que será realizada entre hoje e quinta-feira no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O espaço da empresa neste evento dobrou, atingindo 100 metros quadrados de área, e conquistou uma posição mais estratégica, ao lado de pesos pesados globais desse ramo.
"Precisamos consolidar nossa presença na América Latina e crescer nossa participação de olho na decisão de multinacionais de outros continentes que devem vir ampliar suas unidades no Brasil ou tenham escolhido nosso país para crescer com maior segurança", disse Leite.
Enquanto a economia brasileira desacelera e o segmento de pesados registra queda de 35% no faturamento, Leite conta que decidiu centrar fogo no segmento internacional, o setor de importação, que registrou incremento de 17% no seu faturamento em 2008.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Wagner Oliveira)
Data: 14/04/2009
Fonte:Gazeta Mercantil